educação infantil

Escola Luizinho de Grandi comemora 30 anos nesta segunda

Joyce Noronha


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Na Escola Municipal de Educação Infantil Luizinho de Grandi, a integração com pais e alunos ajuda no dia a dia

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luizinho de Grandi, da Cohab Santa Marta, completa nesta segunda-feira 30 anos. Segundo a diretora, Andreia Buss, a data também serve para celebrar a união e o engajamento da família com a instituição. Integrante da escola há nove anos, Andreia está no quinto ano como diretora e conta que a integração entre pais, professores e alunos é o que deixa o trabalho tão especial.

VÍDEO: aprovadas com notão no Enem dão dicas para quem quer ser bixo

A diretora diz que quando a escola tem qualquer situação a ser resolvida, ela sabe que pode contar com a comunidade escolar e lembra de um caso, que ocorreu no ano passado, quando a cerca de metal do colégio foi roubada e os pais buscaram doações para fazer o novo cercamento.

- Os pais tiveram a ideia de chumbar a cerca nas vigas de concreto para que não fossem mais roubadas. Eles foram em lojas de material de construção para conseguir tudo que precisávamos e, depois, trabalharam durante o final de semana para garantir o cercamento. É maravilhoso ver essa união - diz Andreia, pontuando que este foi apenas um caso entre muitos em que os pais auxiliaram a escola.

SAUDADE 
Os pequenos que passam pela Luizinho de Grandi gostam tanto da escola que até sentem falta nos finais de semana. É o que conta a atendente Elizandra Leite, 35 anos, mãe de João Emanuel, 4. Ela diz que ele pede para ir ao colégio mesmo quando não há aula. 

UFSM suspende aulas até quarta-feira

E se João Emanuel, que é aluno, sente falta, a irmã mais velha, Manuela, ex-aluna da instituição da Santa Marta e que hoje estuda no 1º ano em outra escola, também sente. Elizandra conta que a menina pede para ir junto buscar o irmão e aproveita para mostrar os atuais cadernos para as ex-professoras.
- Eu gosto de mostrar que continuo aprendendo - diz Manuela. 

Elizandra reforça que a presença da família na escola é muito forte e é por isso que tem tranquilidade em deixar o caçula na instituição, principalmente por ver que a relação da filha ainda é muito boa com os professores.

A história do colégio

  • A ideia da fundação partiu do Clube de Mães da Cohab Santa Marta, em 1987, e teve auxílio de Maria Zaira de Grandi, que trabalhava na Coordenadoria da Cohab 
  • Foi fundada em 28 de maio de 1988, na Cohab Santa Marta, no Bairro Juscelino Kubitscheck
  • O nome foi em homenagem a Luizinho de Grandi, marido de Zaira, assassinado no mesmo ano de fundação
  • Atualmente, a escola atende 185 crianças dos 6 meses aos 5 anos e 11 meses, nos turnos manhã e tarde
  • A equipe conta com 11 professores, 3 funcionários, 13 estagiários, 1 educadora especial, 2 monitores de Educação Especial e 2 coordenadoras pedagógicas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Travestis e transexuais já podem solicitar uso do nome social para o Enem

Sete instituições de ensino suspendem aulas em Santa Maria Próximo

Sete instituições de ensino suspendem aulas em Santa Maria

Educação